Construção com tijolos de Cerâmica

Que tal conhecermos um pouco mais sobre o tijolo de cerâmica?

Quando falamos em material de construção, sempre pensamos em tijolos de cerâmica, devido à sua forma universal e características de rendimento excepcional, as estruturas erguidas com ele são particularmente robustas e têm uma longa vida útil.

Por terem resistência, isolamento térmico e acústico, são amplamente usados na construção de fundações, revestimentos de edifícios, muros de alvenaria, divisórias internas e fornos. 

A extração e uso de argila como matéria-prima base se destaca como uma das mais antigas interações do homem com o meio ambiente, especialmente pelo uso de depósitos de argilo-minerais empregados para construção civil e na confecção de utensílios domésticos.

Os tijolos de cerâmica são fabricados com argila e outros materiais naturais, depois destes materiais serem processados adquirem forma ao passarem pelo processo de extrusão através de moldes adquirindo seus vários formatos e definindo o tipo de tijolo a ser fabricado. 

Quando tratado com fogo, adquire solidez e dureza geralmente ficando com a cor avermelhada por passar pelo cozimento. Essa mudança na técnica do tijolo cru para o tijolo cozido beneficiou tanto os tijolos quanto as cerâmicas em geral.

 
 

Processos de produção industrial de tijolos

As etapas de produção são semelhantes para todos os tijolos de cerâmica, sendo produzidos no mundo todo pela abundância de matéria-prima e facilidade de conformação. Podemos definir as etapas de produção do tijolo como:

  • Extração de argila
  • Transporte 
  • Depósito da matéria-prima
  • Canalização através de caracóis e esteiras
  • Extrusão através de molde
  • Corte e pré-secagem
  • Queima dos tijolos em forno
  • Secagem em ambiente aberto e ventilado

 

Existem diversos tipos de tijolos de cerâmica, cada um com suas características estruturais e estéticas. Podendo trazer benefícios como:

  • Custo baixo e grande praticidade na hora de construir;
  • Como podem ser primordiais para estética e dar estilo rústico;
  • Até atendendo sistemas sofisticados de ventilação e controle de temperatura através de diversos formatos.

 

Tipos de Tijolos: Para vedação, estrutural e maciço

 

Tijolos de Vedação

 

O tijolo de vedação recebe o nome de tijolo furado, é o tipo mais comum e mais utilizado em construções de casas e empreendimentos agrícolas. Sendo leve e de fácil manejo oferece vedação térmica e acústica por um baixo custo.

Normalmente agregado à construção de paredes e muros, os tijolos de vedação podem ser removidos sem perda de função estrutural na edificação, tendo que ser usados no preenchimento e fechamento entre as partes estruturais.

 

Tijolos Estruturais

 

Os tijolos estruturais são empregados na função de suportar as cargas oriundas da edificação. Tem como sua principal característica ter seus furos na vertical, podendo receber concreto e armações de ferro dependendo de seu desenho e função empregada.

Também oferece a possibilidade de construção sem uso de vigas e pilares, porém mantém toda parede construída com ele como estrutural e portanto fixa e permanente.

 

Tijolos Maciços

 

Como o nome já sugere, o tijolo maciço é altamente resistente e durável. Podendo ter vários formatos, encontra-se majoritariamente retangulares e geralmente são pequenos devido a seu peso elevado. Pode ser classificado como tijolo de vedação ou estrutural dependendo de como vai ser empregado na construção.

O uso do tijolo maciço garante uma alta resistência estrutural devido a seu peso e formato, porém traz desvantagem relacionada ao maior número de peças por metro quadrado de parede, gerando maiores gastos com argamassa e mão de obra. Entretanto seu formato simples possui uma estética agradável e atende vários padrões de construção e arquitetura

Como saber qual devo utilizar?

Conhecer os tipos de tijolos e como podem ser empregados, traz o benefício de proteção na hora de construir. É importante conseguir decidir qual material será usado, seguindo o melhor custo benefício. 

Cada tipo de tijolo tem suas próprias vantagens em termos de resistência, durabilidade e isolamento. Podendo estar disponíveis em diversos tamanhos e formatos, o que dá aos arquitetos bastante liberdade criativa ao projetar edifícios. 

Não importa se você está construindo uma estrutura comercial ou residencial, escolher o tipo certo de tijolo pode ajudá-lo a obter uma construção duradoura, funcional e que atenda às suas necessidades e expectativas.

Quais empresas posso encontrar no Oeste Catarinense?

As atividades oleiras, inicialmente trazidas à região sob a forma de ofícios, eram realizadas próximas a banhados situadas nas planícies de inundação do Rio Uruguai onde obtinham a matéria-prima para confecção de artefatos cerâmicos.

A opção pelos banhados era puramente prática, uma vez que eles se encontravam próximos aos locais de consumo, que eram os núcleos populacionais que se transformaram em cidades da região.

A extração e o uso da argila na região do vale do rio Uruguai no oeste de Santa Catarina surgiu com a colonização secundária dos imigrantes rio-grandenses que se estabeleceram e passaram a demandar tijolos e telhas para construção civil.

Na região do rio Uruguai pode-se encontrar olarias como a Cerâmica Passarinho: fundada em 1986, a Cerâmica Passarinhos se tornou referência no município de Palmitos e região, atuando a 40 anos na produção e entrega de tijolos.